[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os coordenadores da Unidade de Conservação do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco (RVS Mata do Junco), área gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), participaram de reunião sobre marcação do mastro e concurso da Rainha do São Pedro do município de Capela. A reunião junto à comissão do Conselho do RVS Mata do Junco, com a participação de gestores das escolas públicas e privadas e do secretário de Cultura e do Meio Ambiente do município, ocorreu na última terça-feira, 30 de abril, na sede da Secretaria de Cultura do município de Capela.

Segundo a técnica ambiental da Semarh, que faz parte da coordenação da UC do Junco, Augusta Barbosa, as pautas são justificadas por preservar a Mata do Junco com a realização da Marcação do Mastro, pelo fato da árvore ser retirada de dentro da Mata. Ela revela ainda que, para o cumprimento das normas do Plano de Manejo da UC, foi criada uma comissão pelo Conselho Gestor da Unidade para o apoio no atendimento das escolas nas atividades realizadas no Refúgio.

Visando fazer com que os alunos participem de atividades sócio educativas durante a marcação do Mastro, o secretário de Cultura de Capela, Evânio Oliveira Andrade, apresentou proposta aos gestores das escolas das redes pública e privada do município.

Atividades

Ficou definido na reunião que, com a marcação do mastro, em 30 de maio, será realizada uma caminhada ecológica com as escolas até a sede do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, onde lá realizarão um plantio simbólico. A caminhada será marcada pela participação das bandas de pífanos e bacamarteiros.

A iniciativa da caminhada ecológica foi parabenizada pelos gestores da UC do Junco, que confirmaram o apoio ao evento ressaltando que a UC irá preparar uma exposição fotográfica da biodiversidade da unidade, principalmente o macaco-guigó, primata símbolo do Refúgio.

Segundo Augusta, “atualmente o município de Capela é conhecido em Sergipe e demais Estados vizinhos por realizar a Festa do Mastro, evento que ocorre desde 1930 junto a Festa de São Pedro e pode ser considerado importante patrimônio cultural, pois agora temos o RVS Mata do Junco que existe há cinco anos”, comemorou.

Presenças

Participaram da reunião, técnicos da SEMARH, Comissão do Conselho do RVS Mata do Junco, gestores das escolas pública e privada, Secretário de Cultura e do Meio Ambiente de Capela.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.