[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os alunos que participam do curso de jardinagem promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Programa Sergipano de Qualificação Profissional ‘Novos Rumos’, tiveram nesta segunda-feira, 28, uma aula prática no jardim localizado na secretaria.

“Ao todo, a Seides abriu quatro turmas de jardinagem, através da qualificação do Senac, com 20 alunos cada, num investimento de R$ 18,4 mil. Só com as capacitações do Senac, o Governo, através do Novos Rumos, investe R$ 299,3 mil com 47 turmas de diversos cursos, beneficiando 940 pessoas”, explicou a diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira.

O instrutor de jardinagem do Senac, Márcio Conceição, explicou a metodologia do curso. “São 90 horas de aula, 10 teóricas e 80 práticas. Os alunos aprendem a plantar mudas, preparo do solo, envazamento, produção de mudas, adubação orgânica e química, além de ornamentação com pedras, entre outros conhecimentos”.

Oportunidade

A aluna Mércia Vieira Dantas, de 31 anos, disse estar muito feliz com as aulas e classifica e atividade como uma terapia. “Não sabia que tinha dom para trabalhar com a terra. Resolvi fazer o curso para me qualificar e me identifiquei muito com a atividade. O curso me faz bem, na verdade é uma grande terapia lidar com a terra”.

Para a costureira Eulina Vitorino, de 72 anos, a satisfação não foi diferente. “Apesar da minha idade, não me nego a fazer cursos. Estou sempre querendo aprender coisas novas. Adoro mexer com a terra, já tenho até minhas plantinhas em casa. Agora estou me especializando para poder trabalhar com mais conhecimento e até ganhar dinheiro. Esse curso esta sendo maravilhoso”.

Novos Rumos

Lançado em agosto de 2011, o ‘Novos Rumos’ resgata a autoestima e oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) conhecimentos para que cada participante dos cursos esteja mais habilitado a buscar uma vaga no mercado de trabalho.

Nesta fase o programa vai beneficiar 2.720 pessoas distribuídas em 23 municípios sergipanos selecionados com base no seu Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF). Para isso, a  Seides firmou convênio com o Senac e Senai para prestar serviço de qualificação profissional.

Os cursos de qualificação tem dois eixos: qualificação geral e inclusão digital, e toda a grade de cursos foi fechada a partir da demanda que a Seides identificou junto aos representantes do setor empresarial. A meta é que a formação da mão-de-obra esteja atrelada às necessidades do mercado de trabalho.

Antes mesmo de seu novo formato, a edição 2010 do projeto chegou a atender os 75 municípios sergipanos e a capacitar mais de cinco mil pessoas em cursos como instalador elétrico e hidráulico, preparação de tortas e bolos, doces e salgados, recepcionistas geral e outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.