[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora da Piedade visitaram o Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, no último dia 24. O objetivo era uma aula em campo onde as crianças acompanharam na prática, o funcionamento do sistema de irrigação dos alimentos.  Durante a visita, alunos e professores puderam aprimorar o conhecimento já adquirido em sala de aula somando-os à prática no campo.

Sob a orientação do técnico da Cohidro, William Domingos, e acompanhados pela professora Conceição Freitas, a turma do 3º ano visitou dois lotes do perímetro além da Sede da Companhia. Na primeira parada, ainda na Sede, as crianças puderam observar de perto alguns equipamentos antes vistos somente nos livros como o pluviômetro e o pluviógrafo, ambos utilizados para medir a intensidade da chuva. Antes de seguirem para os lotes do perímetro, os alunos visitaram o local onde a água é armazenada e como ela é transportada até as plantações.

Conduzidos pelo técnico William, as crianças seguiram o percurso da água até as plantações em dois dos lotes do perímetro. Observaram na prática como funciona o sistema de irrigação, onde a água é levada desde o reservatório através de tubulações até serem despejadas diretamente nas raízes das plantas.

Para a professora Conceição Freitas, é importante que as crianças da cidade possam ver de perto como é produzido o alimento consumido por eles. “É uma forma de juntar tudo o que vimos em sala de aula ao que podemos observar aqui, de perto”, avaliou. Conceição revela que pretende voltar com a turma mais vezes. “Gostaria muito de voltar aqui com eles. Essa visita faz com que os alunos valorizem mais o alimento natural. Pretendo continuar com o ensino em sala, pois eles estão muito felizes com essa visita”.

Para o técnico da Cohidro, William Domingos, a visita é uma forma de atrair as crianças e induzi-las ao consumo de alimentos orgânicos. “Sem dúvida é muito importante que as crianças saiam da sala de aula e venham ver de perto como as coisas funcionam no campo, muito diferente da cidade. Na sala, tudo o que eles conhecem sobre agricultura é através dos livros, aqui eles podem observar de perto como tudo isso funciona. Além disso, mostrando o percurso feito pela água saindo lá do reservatório até as plantações, ressalta o valor da água para que todo esse mundo trabalhe em harmonia”, revela.

O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, avalia a visita como positiva. “Essa visita é mais um canal para levarmos conhecimento sobre as atividades que o Governo do Estado, através da Cohidro, tem desenvolvido junto ao agricultor, divulgando as ações, experiências e também proporcionando troca de saberes alimentares”, declarou

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.