[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Assembleia Legislativa de Sergipe teve uma sessão plenária diferente na tarde da última quarta-feira, 28. Os trabalhos da casa foram comandados por 24 alunos de escolas da rede estadual de ensino que participaram do Projeto Parlamentar por um dia. Os deputados-estudantes apresentaram projetos de lei e discutiram temas como educação, saúde, segurança e meio ambiente. A deputada estadual e presidente da Mesa Diretora da Casa Legislativa, Angélica Guimarães, abriu a sessão saudando os jovens deputados.

“É com grande satisfação e muita alegria que recebemos esses jovens que terão a oportunidade de vivenciar por um dia a rotina de um parlamentar. Vocês são o futuro da nossa nação e um dia poderão estar ocupando a cadeira de um deputado, vereador, ou até mesmo sendo o governador do estado ou presidente da república. Essa ação é muito importante para o fortalecimento da cidadania”, declarou a deputada Angélica Guimarães.

Os alunos participantes do projeto ficaram honrados e felizes com a confiança que foi depositada neles. A deputada-estudante Isabel Gonçalves, aluna do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, de Aracaju, declarou que o momento irá marcar toda sua vida.”É uma maneira de conhecermos de perto as atribuições de um deputado e perceber que político não é sinônimo de corrupção. Há pessoas sérias e comprometidas nesta casa que buscam o bem comum para a sociedade. Foi uma experiência maravilhosa”, disse a jovem deputada.

Essa opinião foi unânime por parte dos alunos que na ocasião apresentaram projetos de lei. Foi o caso do deputado-estudante Vinícius Guilherme, do Colégio Estadual Joaldo Vieira Barbosa, da cidade de Salgado. “O projeto que apresentei é sobre a busca, a partir de cinco horas, de menores de 16 anos ou pessoas com deficiência desaparecidos. Atualmente a busca só começa a partir de 24 horas do desaparecimento e isso tem vitimado muito jovens. Pesquisas confirmam que tomando providências nas primeiras horas do ocorrido a operação tem mais sucesso e muitas vidas são salvas”, declarou Guilherme.

Já seu colega parlamentar mirim Gladson Machado, do Colégio Estadual Manuel Dantas, de Cedro de São João, apresentou um projeto para adoção de um programa de extensão escolar nas unidades de ensino de educação básica. “No turno contrário o professor podia desenvolver projetos ligado à arte, música, visita de museus, excursões culturais a cidades históricas, sessão de filmes, palestras e teatro. O currículo ficaria mais rico e o aluno mais bem informado”, disse o parlamentar.

O projeto

O Projeto Parlamentar por um dia é coordenado pela Escola do Legislativo (Elese) e tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela política, ao mesmo tempo em que oferece ao jovem a oportunidade de conhecer como funciona todo o processo legislativo. De acordo com Humberto de Oliveira, coordenador do projeto, os estudantes-deputados cumpriram bem a missão desempenhando um excelente papel.

“Foi um motivo de orgulho e uma lição de cidadania desses jovens. O projeto Parlamentar por um dia mostra ao estudante a importância do voto consciente e a responsabilidade do político brasileiro na promoção no desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, finalizou Humberto de Oliveira garantido que no próximo ano o projeto acontecerá novamente.

Escolas participantes

Participaram desta edição do Projeto Parlamentar por um dia seis escolas da rede estadual de ensino que foram previamente sorteadas. As escolas foram: Colégio Estadual Manuel Dantas, de Cedro de São João; Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral, de Aracaju; Colégio Estadual Nelson Rezende, de Gararu; Colégio Estadual Joaldo Vieira Barbosa, de Salgado; Colégio Estadual Albano Franco, de Riachuelo, e Colégio Estadual José Joaquim Cardoso, de Malhador.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.