CONHEÇA NOSSA LOJA!
Alunos com necessidades especiais recebem telas expostas no PMOC

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em uma solenidade emocionante, alunos com necessidades especiais receberam na manhã desta sexta-feira, 29, as telas pintadas por eles que estavam expostas no Palácio-Museu Olímpio Campos. O evento aconteceu na sede do Palácio, e foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Casa Civil.

O secretário adjunto da Casa Civil, Marcelo Barbosa, se mostrou bastante sensibilizado com o projeto. “Os alunos fizeram desenhos lindos, fiquei muito emocionado, muito sensibilizado com as telas que representam um pouco do interior de cada um. Esse projeto é um dos mais importantes, e acho que deveria continuar nos próximos anos, em outros formatos”, disse.

Segundo a diretora da Divisão de Educação Especial (Dieesp) da Seed, Maria Aparecida dos Santos Nazário, a participação dos alunos especiais em projetos como esse é de fundamental importância. “Melhora a autoestima e vai contribuir dentro do processo de aprendizagem deles. Estamos trabalhando com a ideia de que a pessoa com deficiência é, antes de tudo, um cidadão. E dentro dessa perspectiva, ele deve estar presente em todos os eventos da sociedade”, afirmou.

Ao todo, 31 telas estiveram expostas no Palácio-Museu Olímpio Campos, no período de 21 a 31 de maio, e tiveram como tema ‘Um parabéns especial para o Palácio Museu’. Os trabalhos foram resultado de oficinas de pintura promovidas pelo PMOC, entre os dias 2 e 6 de maio, que consistiam em visitas ao Palácio Museu e depois os alunos reproduziam suas percepções em tela.

O diretor do Palácio-Museu, Oyama Teles, se mostrou bastante satisfeito com as pinturas. “Aqui é uma casa do povo e hoje tivemos a felicidade de receber esses grandes meninos que desenvolveram esses trabalhos, retratando o Palácio-Museu”, disse.

Ainda durante a solenidade, foi feita uma homenagem à aluna Maíra dos Santos Hora, que participou das oficinas, mas que por motivos de saúde veio a falecer.

Satisfação

Os alunos e diretores ressaltaram a satisfação que tiveram em participar desse projeto. “Achei interessante e bonito, porque mostra como a gente é e que nós podemos sim fazer pintura. É maravilhoso”, disse Nayara Rodrigues Pereira, 16, aluna da Escola Estadual Professor Francisco Portugal. A diretora da escola, professora Jussara Maria Melo, afirmou que os alunos se sentem felizes com o evento. “Achei brilhante, pois a gente vê a capacidade dos alunos. Eles se sentem iguais a todos e vemos que eles fazem a diferença”, disse.

A estudante Maitê Santos, 31, da Escola Estadual 11 de Agosto, também se mostrou satisfeita com a exposição da sua pintura. Segundo a diretora, Alzemira Aquino, trabalhos como esse são importantes para a inclusão dos alunos. “Como a gente trabalha com a inclusão, cada evento que acontece é muito importante para eles. Os alunos se sentem incluídos e partilhando de todos os eventos”, disse.

Quem também gostou foi a aluna Claudianca Santos da Conceição, 15, da Escola Estadual Leite Neto. “Na verdade todos acham que o deficiente visual não pode fazer nada, o que não é verdade. Achei muito importante essa exposição, e isso é uma vitória para a gente”, declarou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados