[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Neste sábado, dia 31, a partir das 14 horas, e no domingo, 1º de junho, quatro integrantes do grupo de capoeiristas assistidos pela Prefeitura de Aracaju, através da Semasc – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – participarão do IV Campeonato Sergipano de Capoeira. O evento será realizado no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e é patrocinado pela Federação Sergipana de Capoeira.
Alisson Vieira dos Santos, 15, Tamires Conceição dos Santos, 14, Luciano Oliveira Nascimento, 15, e Alexandro dos Santos Ramos, 15, são os atletas que disputarão o campeonato. Eles recebem orientação do professor Antônio Paulo dos Santos e são enquadrados no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil – Peti.
A Semasc apóia os capoeiristas colocando transportes à disposição dos atletas para levá-los à competição e fornecendo o lanche consumido nos intervalos das competições. A Semasc assiste não só aos capoeiristas, mas crianças e adolescentes oferecendo opções aos jovens que podem optar por outras modalidades esportivas. Eles também participam de uma série de atividades culturais, a exemplo do Reisado, Chegança, Carimbó, Quadrilhas Juninas, Dança Moderna e Contemporânea, grupos musicais e de Maculelê. Uma forma de resgatar o regionalismo cultural e proporcionar a consciência cidadã destes adolescentes que apenas tinham as ruas da cidade e a lixeira da Terra Dura como opções de sobrevivência.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil atende 1.550 crianças e adolescentes vindos de famílias de baixa renda. Eles são assistidos em 16 bairros carentes, distribuídos nos 23 Centros Comunitários incluídos no programa, que oferece atividades sócio-culturais, recreativas, esportivas e de lazer.
Mensalmente cada criança recebe uma bolsa no valor de R$ 40,00, uma espécie de incentivo monetário para que estes jovens permaneçam integrados ao programa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.