[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Amanhã, dia 28, o servidor público estará comemorando a sua data. Mesmo tendo transcorridos apenas dez meses de administração, para o secretário municipal de Recursos Humanos e Previdência, José de Oliveira Júnior, o funcionalismo da prefeitura obteve ganhos consideráveis neste período. “Porém, temos a consciência de que muito há para ser feito”, frisou. Entre as novidades estão o contra-cheque via internet e o lançamento do Sesmt – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho.
Ele reconhece que, ao longo dos anos, o servidor foi tratado de maneira degradante pelos poderes públicos. “A baixa estima, o desrespeito a direitos básicos, além do ambiente inóspito refletem negativamente no servidor, ocasionando queda na qualidade da prestação de serviço ao cidadão”, avalia o secretário.
Segundo Oliveira Júnior, esse foi o quadro encontrado pela atual administração que, em poucos dias, procurou revertê-lo e buscar ações em benefício da categoria. Um dos primeiros trabalhos foi a realização do Censo do Servidor, que teve o objetivo de conhecer cada funcionário da prefeitura e saber onde estava lotado para, a partir destas informações, facilitar o relacionamento entre o Poder Legislativo e os seus funcionários.

SEM BUROCRACIA
Logo após o censo, a secretaria implantou a Central do Servidor. O novo serviço é responsável por milhares de atendimentos, seja pessoalmente, por telefone ou pela internet. “A central trouxe eficiência e impessoalidade, pondo fim à discriminação, à burocracia e ao clientelismo nas relações com o servidor público”, esclareceu Oliveira Júnior.

ACORDO
Na avaliação do secretário de Recursos Humanos, o pagamento de uma dívida contraída em administrações passadas reivindicada pelos servidores no valor aproximado de R$ 42 milhões, mostrou, na prática, o respeito da prefeitura com o funcionalismo.
A primeira parcela, no valor máximo de R$ 1 mil, já foi paga. Além desse débito, a prefeitura pagou também o atrasado das interletras, sendo que cada funcionário recebeu uma quantia de até R$ 300. No mesmo acordo, o município devolveu valores descontados irregularmente dos aposentados, readmitiu servidores dispensados pelo ex-prefeito Almeida Lima e reclassificou funcionários da Emsurb.

NOVIDADES
Em novembro, os servidores passarão a contar com dois novos serviços da prefeitura. O primeiro é o contra-cheque via internet. “O objetivo é facilitar a vida do funcionário público que, a qualquer momento através de uma senha pessoal, poderá acessar as informações, acabando com a demora para a expedição da 2ª via”, afirma o secretário.
A outra novida é o Sesmt – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. A sua prioridade será manter uma ação médica voltada para a prevenção da saúde do servidor, resguardando a qualidade de vida das pessoas no trabalho.
Para colocar em prática o Sesmt, a Secretaria de Recursos Humanos e Previdência está implantando os programas de Preservação de Riscos Ambientais – PPRA – e o de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, em adição à Perícia Médica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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