[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dados levantados pela Diretoria de Trânsito da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito -, no IML – Instituto Médico Legal – e no Pronto Socorro do Hospital João Alves Filhos, mostram que o número de acidentes com mortes no trânsito de Aracaju caiu 50% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano 2000. Segundo o superintendente Henrique Luduvice, no primeiro trimestre de 2000 foram registrados em Aracaju 27 acidentes com mortes; em 2001, já na atual administração, esse número caiu para 22 e nos três primeiros meses deste ano, os registros sinalizam uma diminuição expressiva: 14 acidentes fatais registrados, apesar do incremento de automóveis na frota da capital.
As causas que motivaram a diminuição de acidentes com vitimas, segundo o superintendente, foram as ações realizadas pela SMTT neste governo.
Em março/2001 foi lançada a Campanha Cidadania no Trânsito, que contou com a parceria de 50 entidades não governamentais, dentre elas o CREA, a Maçonaria, as Igrejas, Associação Comercial, Sindicatos de classe, entidades estudantís, Associações de bairros e Clubes de Serviços. Quatro caminhadas pela Cidadania no Trânsito foram feitas, envolvendo mais de 25 mil pessoas, uma delas, coordenada pelos estudantes secundaristas. Foi feito um concurso entre agências de publicidade para escolher a logomarca da Campanha, quando cerca de 90 trabalhos concorreram. Um outro concurso foi feito envolvendo os estudantes do ensino fundamental das escolas estabelecidas no município de Aracaju, na escolha do nome da personagem da logomarca. Cinco mil alunos participaram e o Faixinha foi o escolhido dentre as sugestões apresentadas, por uma comissão de alto nível. Além dessas ações, palestras foram dadas nas escolas, nos sindicatos, nas entidades assistenciais e comerciais.
Contribuíram também para a conscientização dos motoristas, o respeito às pessoas portadoras de deficiência física, as crianças e aos idosos, a Campanha “Eu Respeito a Faixa” que despertou a cidadania nos motoristas e pedestres e os panfletos educativos distribuídos por toda a cidade. Luduvice ressalta ainda os investimentos de R$ 170 mil na aquisição de conjuntos semafóricos, a presença constante dos agentes nas ruas, a fábrica de placas da SMTT, que colocou na cidade aproximadamente 4000 mil placas indicativas e sinalizadoras, além das 750 faixas de pedestres sinalizadas em pontos estratégicos da cidade, principalmente em frente às escolas e de pontos de grande movimentação popular.
“Todos esses fatores colaboraram para a diminuição do índice de acidentes com mortes e mutilações, verificado no primeiro trimestre deste ano. Estamos trabalhando para chegar no índice zero ou perto dele. O trabalho continua”, disse o superintendente. De acordo com ele, a satisfação da população de Aracaju com a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura, através da SMTT, está exposta nas duas pesquisas realizadas este ano pelo Instituto Padrão, onde 81% da sociedade aracajuana externaram a sua aprovação ao trabalho realizado. “Esse índice demonstra que estamos avançando e que a população confia no trabalho realizado. Em breve seremos referência nacional na qualidade dos serviços prestados no trânsito e no transporte”, enfatiza o superintendente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.