[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Milhares de pessoas compareceram na noite de ontem à praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados municipais, para prestigiar a abertura do Carnaju 2006, festa carnavalesca promovida pela Prefeitura de Aracaju. O ponto alto da festa foi a entrega da chave da cidade feita pelo prefeito Marcelo Déda ao rei momo Carlos Alberto Rosa e à rainha Ana Carla Santos de Souza. “A partir de agora a folia está nas mãos de seu rei”, disse o prefeito.

Antes de chegar à praça, a multidão havia participado do cortejo de blocos carnavalescos que saiu no início da noite da orla do bairro Industrial. Convidadas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), os foliões foram arrastados pelas bandas de frevo “Os feras do frevo”, “A Indomada” e outras, que resgataram o som original do carnaval num cortejo pelas ruas do bairro até chegar à praça de eventos Hilton Lopes.

O cortejo teve também a participação de grupos representantes das extintas escolas de samba de Aracaju como: Unidos do Bonfim, do bairro Getúlio Vargas; Batuqueiros do Morro, do conjunto Augusto Franco e o bloco Tubarão da Praia, do bairro Cirurgia; que desfilarão com seus estandartes durante todo o percurso. Acompanhando o grupo esteve também os blocos de rua: As Piranhas, do Cirurgia; As Donzelas, do bairro Suissa; Trio Papelão, do bairro América; Bloco do Saber, da Escola Laonte Gama, do Santa Maria; e a Banda de Lata, da cidade de Estância, além da participação de drag queens em mini trios e do bloco As Cajuranas.

“Além de resgatar os carnavais de bairro, já que tivemos o cortejo de blocos carnavalescos com bandas de frevo, estamos criando as condições para que as pessoas que gostam de carnaval possam brincar aqui mesmo na cidade”, disse o prefeito Marcelo Déda. “As coisas só podem acontecer de forma autêntica se elas saem do coração do povo. O que a gente espera é que todos se divirtam com muita tranqüilidade e paz como nos outros anos”, acrescentou.

Festa segura
Toda a área do Carnaju está cercada e protegida pela Guarda Municipal e Polícia Militar. Assim como no Forró Caju, uma cabine de desarmamento de policiais fora de serviço está instalada no acesso à festa, o Samu Aracaju 192 montou sua estrutura de atendimento emergencial de saúde e a coordenação DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde está prestando esclarecimentos sobre o assunto e distribuindo preservativos gratuitamente.

“Vamos brincar em paz, com muito amor no coração e alertas para não exagerar na bebida e usar sempre a camisinha”, falou o rei Momo Carlos Alberto Rosa, eleito pela quarta vez consecutiva para comandar a festa de carnaval em Aracaju. Depois da passagem da chave da cidade, uma salva de fogos saudou a chegada dos festejos do carnaval.

O Carnaju 2006, que acontece até o dia 28, terá no total 24 shows no palco e cortejos com blocos carnavalescos na segunda e terça-feira. A criançada também poderá brincar a festa de momo durante a matinê prevista para o domingo, dia 26. Ontem à noite a festa foi animada pela Orquestra de Medeiros e logo após o público curtiu os shows das bandas baianas Parangolé e Valneijós, que só terminaram na madrugada de hoje.

Os deputados federais Jackson Barreto e Jorge Alberto; os deputados estaduais Ana Lúcia e Adelson Barreto; os vereadores Iran Barbosa, Conceição Vieira, Sérgio Góes, Fábio Henrique e Emmanoel Nascimento; o gerente-executivo do Ibama e presidente regional do PT-SE, Márcio Macedo; além dos secretários municipais Nilson Lima (Finanças), Rogério Carvalho (Saúde), Rosangela Santana (Aracaju Previdência) e Oliveira Júnior (Chefe de Gabinete), também participaram da abertura do Carnaju 2006.

Confira a programação da festa:

Dia 25/02
09h às 12h – Bandinha de frevo – Frevança
Local: Mercado Municipal

21h: Axégodart
Banda Carcacinha do Pagode
Julinho Porradão
Banda Total 10

Dia 26/02
12h às 15h – Bandinha de frevo – Invencíveis
Local: Passarela do Caranguejo

16h: Banda Lateiros Curupira
Banda Quilombo
Banda Sintonia Show
Orquestra de Frevo Aracaju
Banda Swing Art Mania
Banda OS3
Banda Cia Shok

Dia 27/02
12h às 15h – Bandinha de frevo – Frevança
Local: Passarela do Caranguejo

16h: Cortejo (Grupo Quilombo), com saída da Colina do Santo Antônio
21h: Orquestra Big Banda Show
Banda Legal do Samba
Jô Baiano
Banda Papo de Samba

Dia 28/02
12h às 15h – Bandinha de frevo – Invencíveis
Local: Passarela do Caranguejo

16h: Cortejo (Grupo Quilombo), com saída da Colina do Santo Antônio
Banda Estação da Luz
Banda Água de Cheiro
Banda Ki Pegada
Cid Natureza
Banda Abalada
Cissy Freitas e Banda[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.