[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

*Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes.

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos alunos é feita através do site http://www.obmep.org.br e é de responsabilidade dos professores e diretores das escolas públicas. O mapa de inscrições será disponibilizado a partir do dia 1º de março.

Criada para estimular o estudo e o aprendizado da matemática entre estudantes e professores do Brasil, a competição é promovida por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

De acordo com o site da Olimpíada, a Obmep tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

A Obmep é dirigida aos alunos do ensino fundamental, a partir da 5ª série, e aos alunos do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Docentes, secretarias de educação e até as escolas participantes também concorrem a prêmios.

PICME

Os estudantes medalhistas da Olimpíada têm a oportunidade de cursar um mestrado em matemática concomitante a outra graduação por meio do Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME).

O PICME concede bolsas de iniciação científica e de mestrado para alunos medalhistas que estejam cursando graduação em instituições públicas ou privadas de qualquer área de atuação. Para participar, basta estar regularmente matriculado e cursando nível superior em qualquer área em instituições públicas ou privadas e ter recebido medalha em pelo menos uma das edições de 2005 a 2009.

Coordenado pelo Impa e executado por programas de pós-graduação em matemática de diversas universidades espalhadas pelo país, o programa tem como objetivo oferecer aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas escolares a oportunidade de concluir sua graduação, em qualquer área, simultaneamente com um mestrado em matemática.

Outras olimpíadas

A Obmep não é a única competição estudantil de conhecimentos. Conheça algumas: em 2009, a Olimpíada Brasileira de Química realizou sua 14ª edição. A 3ª Olimpíada de Robótica teve três modalidades – teórica, duatlon e prática. Por sua vez, a de Biologia contou com 17 mil inscritos, dos quais um conseguiu a medalha de bronze na etapa mundial. Em 2008, foi realizada a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro e em 2009, aconteceu em Campinas (SP) a Olimpíada de História.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.