CONHEÇA NOSSA LOJA!
5ª Conferência Estadual das Cidades é realizada pelo Governo do Estado

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com o tema ‘ Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já’, a 5ª Conferência Estadual das Cidades foi realizada durante todo o dia da quarta- feira, 28, e reuniu gestores municipais, sub-secretários Estaduais, representantes do Ministério das Cidades, e aproximadamente 1.200 pessoas da sociedade civil, no Centro de Convenções de Sergipe (CIC).

A abertura dos trabalhos foi iniciada com um depoimento virtual do Ministro das Cidades e Presidente do Conselho das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, que destacou a importância do evento. “Esta conferência é a garantia da participação social na construção das políticas públicas e na perspectiva da consolidação da democracia participativa que deve nortear gestores verdadeiramente comprometidos com seu povo”, declarou.

Representando do Conselho Nacional das Cidades e da luta por moradia, Luciana Patrício ressaltou a responsabilidade de cada participante. “Quero que todo mundo aqui, tenha o objetivo de unificar as propostas que foram tiradas das conferências territoriais, para que a gente possa levá-las para o encontro nacional em Brasília”, afirmou.

Expectativas

“Com o objetivo central de toda conferência, a gente espera que o poder público e a sociedade civil possam participar das discussões para o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado, levando propostas a nível nacional. Nós da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), participamos não só junto à Sedurb, mas em comunhão com todas as secretarias que tenham interesses relacionados ao meio ambiente e estamos à disposição para participar desse processo”, evidenciou a sub-secretária da Semarh, Marisa Aragão.

O Superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) e representante do Poder Público no Estado, Luciano Pimentel, aposta na atuação da Sedurb. “As conferências são produtivas e positivas e realmente têm dado subsídio para o Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano desenvolver suas ações de forma participativa, ouvindo as reivindicações das cidades. Quero parabenizar o Estado e a secretária Maria Lúcia Falcón, pela realização da conferência que mais uma vez será um sucesso”, avaliou.

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Georlize Teles revelou sua expectativa: “Esperamos consolidar os trabalhos e as propostas desenvolvidas nas conferências municipais e conseguir avançar nesse sentido. É interessante que a gente consiga de alguma forma ir com uma plenária ampliada e avançar as propostas”, almejou.

Opinião dos gestores

O vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado, se mostrou entusiasta da discussão do tema da conferência, “Um município só, não vai conseguir resolver seu problema, ele precisa do apoio dos outros, bem como o apoio do Governo do Estado e, sobretudo do Governo Federal”, comentou.

Ele também discorreu sobre dois grandes problemas que afetam as cidades: Mobilidade Urbana e Saúde. “O transporte é um problema das cidades de pequeno, médio e grande porte, o cidadão se desloca para o ponto de ônibus em um abrigo que não abriga”. Já a saúde é o problema que mais aflige a cidade em sua totalidade. Não é justo o cidadão esperar mais de quatro horas para ser atendido e três meses para fazer um exame. “É preciso encontrar soluções para estes problemas o quanto antes”, frisou.

O prefeito de Indiaroba, José Leal enalteceu a realização da Conferência. “Valorizo esse momento, onde a Sedurb está à frente. Daqui sairão decisões que vão modificar para melhor a vida do nosso povo e do nosso município. Eu não vim aqui procurar soluções para o meu município, mas políticas públicas que tragam benefícios para Sergipe”, esclareceu.

Já o Vice- Prefeito do município de Aquidabã, Cleto Maia, reconhece o esforço do Governo do Estado em agregar todas as vozes com um único objetivo. “O Governo incentivou a realização das conferências municipais, realizou as territoriais e hoje promove este evento que com certeza será porta-voz dos sergipanos em Brasília. Devemos nos somar e buscar melhorias públicas para a população. Acredito que as discussões irão gerar bons indicadores das prioridades. Tenho certeza que unidos, os municípios sergipanos conseguirão se desenvolver ainda mais”, analisou.

Participação Popular

A Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón, fez uma explanação sobre pontos cruciais para o avanço do desenvolvimento urbano. “Não é só a grande Aracaju que está precisando se juntar pra resolver os problemas de transporte, habitação e saneamento básico, todas as cidades precisam internalizar. Se a gente se reunir por território, a gente tem hospital, aterro sanitário e podemos ter tudo se nos juntarmos”, disse.

Ela acrescentou o quanto a unificação é salutar para o Estado. “Todos que participaram das conferências de Sergipe sabem o valor da participação popular. Trazer o Estado pra perto do cidadão para que ouça não somente os grandes grupos de interesse dos poderosos, mas que ouça o povo é uma diferença de qualidade de política publica. Erramos menos quando ouvimos o povo”, enfatizou.

A Conferência Estadual foi permeada por duas palestras, apresentações que evidenciaram algumas manifestações culturais do Estado, grupos de trabalhos para discussões dos quatro eixos temáticos para o Texto Base Nacional, plenária de aprovação das propostas, eleição dos delegados para a 5ª Conferência Nacional e validação de delegados e entidades para a composição do Conselho Estadual do Desenvolvimento Urbano (Cedurb), além da pactuação das propostas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados