[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe sediará o 1º Encontro Nacional de Presidentes de Juntas (Enaj) de 2013. O evento acontecerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril e contará com a participação de todos os dirigentes de Juntas Comerciais do País, bem como de secretários gerais, procuradores e técnicos de Tecnologia da Informação (TI) desses órgãos.

O evento é promovido pela Associação Nacional dos Presidentes de Juntas (Anprej) e tem o tema “Unificando práticas e gerando melhorias  a favor do registro mercantil”. Dessa forma, discutirá ações implantadas em alguns órgãos tanto para a simplificação quanto para a celeridade dos processos de abertura de empresas.

“Esses itens ainda são os grandes entraves do registro empresarial”, revela Vinicius Mazza, presidente da Anprej e da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). Além disso, assuntos como a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim –, que dará outro panorama à abertura de estabelecimentos comerciais, também serão discutidos.

Vale ressaltar que, em paralelo, haverá reuniões de secretários gerais, procuradores e técnicos de TI. Cada grupo discutirá temas pertinentes à sua área de atuação. Para os técnicos de TI, o grande desafio é adequar a tecnologia às demandas do registro empresarial, tornando-o cada vez mais simples e desburocratizado.

Já os secretários gerais devem se ater às propostas de revisão de Instruções Normativas, que regem a legalização de empresas, bem como à Implantação de procedimentos para operacionalização das práticas mercantis. Os procuradores, por sua vez, entre outras coisas, discutirão Projetos de Lei, assim como a aplicabilidade delas no registro de empresas.

Além dos representantes de todas as Juntas Comerciais do País, o 1º Enaj 2013 contará, também, com a presença de representantes de entidades ligadas ao registro mercantil e ao desenvolvimento econômico do Brasil, como Alexandre Baldy, presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (Consedic); Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e Humberto Luiz Ribeiro da Silva,  secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.