Com alegria, descontração, música, cultura e homenagens, Procuradores e Promotores de Justiça, servidores do Ministério Público de Sergipe e convidados, se reuniram no happy hour da quinta-feira (18), para o Projeto mensal, “Café, Diversão e Arte”.

Esta edição do Projeto prestou homenagem aos Procuradores de Justiça aposentados e lançou, no âmbito do MP, o Livro “Improvável Poética” de autoria do ex-governador Marcelo Déda.

O Promotor de Justiça Dr. Newton Silveira Dias Júnior, Diretor da Escola Superior do MP, abriu o evento e enfatizou a importância do acervo de publicações e pareceres, produção intelectual dos Procuradores homenageados, exposto no “foyer” do Espaço Governador Marcelo Déda, 5º andar da sede Ministerial, local de realização do evento.

Representando os Procuradores de Justiça, Dr. Eduardo Cabral Menezes falou sobre “Experiência de Vida”. Num tema bem escolhido para a ocasião, Dr. Eduardo, suprido de muito bom humor, conseguiu arrancar boas risadas de todos os presentes. Ele fez uma retrospectiva da carreira Ministerial desde meados de 1842, ano em que, segundo o Procurador, foi empossado o primeiro Promotor de Justiça.

Rico de experiência e jovem de espírito, não menos do que seus colegas também homenageados, Dr. Eduardo salientou: “A experiência de vida acumulada durante todos esses anos, e olhe que não são poucos, me permite asseverar que a pior categoria do ‘idoso’ é a do ‘velho’”, brincou o Procurador, e completou: “Não há redundância nisso. Há idosos que são velhos nos relacionamentos, na maneira de pensar e conversar, mas eu, como fujo desse conceito, não quero fazer, aqui, uma oração acadêmica, já que hoje é um dia festivo”.

O Diretor da Escola Superior agradeceu a presença da viúva do ex-governador Marcelo Déda, Eliane Aquino e dos representantes da Família Déda. O Desembargador Dr. Edson Ulisses de Melo falou em nome da Família Déda e, em primeiro lugar citou o privilégio de “beber” da experiência trazida pela brava equipe de Procuradores de Justiça presentes e da contribuição dada por eles, à sociedade Sergipana.

Sobre o ex-governador Marcelo Déda, o Desembargador citou a ética, honradez e dignidade, presentes no homem público. Dr. Edson agradeceu ao Ministério Público em nome da Família Déda e em nome do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Dr. Cláudio Déda que, por motivos de força maior, não pôde estar presente.

O vice-presidente do Instituto Marcelo Déda, José Oliveira Júnior, falou sobre o IMD e comentou a relevância do projeto de lançamento itinerante do Livro “Improvável Poética”. Ele explicou que o principal objetivo da obra de autoria do ex-governador é preservar, para a sociedade Sergipana – ou seja o “povo Sergipano”- categoria que Déda tanto usava e tanto amava, o legado que Déda construiu enquanto político, enquanto homem, enquanto líder de massas. “No livro, sob a forma de poesia, Déda tentou reproduzir não somente a sua arte, mas uma profunda reflexão sobre a vida, a natureza, sobre seu ofício de político e seus valores de governante.

Após assistir a um vídeo sobre a inauguração do “Espaço de Eventos Marcelo Déda”, os presentes desfrutaram do violão e voz do músico Carlinhos Rasek, que foi o responsável pela descontração e animação da noite festiva.


Texto: Mônica Ribeiro { 
Assessora de Imprensa MP/SE
Fotos: Mirailton Silva Oliveira  { Fotógrafo MP/SE

Comments are closed.